sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Autocaravanismo Itinerante não é Campismo Itinerante!!!

Autocaravanismo Itinerante não é Campismo Itinerante
Ainda o "caso" de Caminha

Volto ao "caso" Caminha, como poderia voltar ao "caso" Póvoa de Varzim, como poderia voltar ao "caso" Esposende, como poderia voltar ao "caso" Peniche, como poderia voltar a todos os "casos" onde o uso de uma viatura autocaravana ultrapassa todos os limites do aceitável e passa a ser uma nítida prática de Campismo na Via Pública, algo que em Portugal é proibido, como tal, há que aceitar e, fundamentalmente, respeitar.

Num Fórum li o seguinte comentário de um Companheiro, que certamente não é Autocampista, mas poderá desta leitura tirar-se todo o tipo de ilacções:

"...
Assim sendo, passemos direto à Galiza, onde a criação de Áreas de Serviço para Autocaravanas é algo que não para de crescer, mesmo havendo muintos campings à nossa disposição: cada um opta pelo que mais lhe agrada, dando a cada local a utilização apropriada à sua AC.
..."

Começo por afirmar, sem hipótese de contestação, que na Galiza, como na Cantábria, como nas Astúrias, como em toda a Espanha, como em toda a França, como em quase toda a Europa, o conflito entre proprietários de autocaravanas, não autocaravanistas mas apenas proprietários, que usam este meio de transporte como se fosse a extensão de um qualquer Parque de Campismo GRATUITO, na Via Pública, algo proibido por quase todos os Países Civilizados da Europa, é uma constante, é uma Guerra sem fim à vista, tal a quantidade de proprietários de autocaravanas que se está marimbando para os Direitos dos outros, para a Legalidade dos seus actos, para o Respeito, para o Civísmo!

Daí que passar do Minho para a Galiza, não será uma viagem sem sobressaltos para aqueles que teimam em praticar Campismo na Via Pública a bordo de uma autocaravana!!!

Estes serão perseguidos até à exaustão, até serem completamente erradicados da Via Pública, até aprenderem que de facto, a Via Pública, não é a casa deles, onde fazem o que querem, como querem, e como bem lhes apetece.

Se estão em Domínio Público, têm a obrigação de respeitar acima de tudo os Outros e não acharem-se no direito de estar acima dos outros.

Termino por comentar o que está em negrito na mensagem do Companheiro, e é precisamente esse o pensamento e a forma de agir daqueles que teimam em não respeitar a Legalidade, em não respeitar a "casa" que visitam, em atentar contra tudo e contra todos!!!

Optam, de facto, pelo que mais lhes agrada, que é praticar Campismo na Via Pública, como se esse fosse um Direito consagrado na Lei e na Constituição, impondo contra tudo e contra todos a prática continuada desses atentados ao Ambiente, à Legislação, e até à Inteligência dos restantes Cidadãos.

E dão de facto, à sua autocaravana, a utilização que acreditam cegamente como a mais apropriada em cada local que visitam, uma extensão de um qualquer Parque de Campismo!!!

E quando as Autarquias decidem que é hora de pôr cobro a estas práticas Ilegais, aqui de el-rei que me estão a tirar direitos adquiridos!!!!

E quando os Ayuntamentos decidem que é hora de correr com este tipo de gente das suas "casas", aqui de el-rei que me estão a violar o direito de circulação em Libertinagem, não em Liberdade!!!

E quando as Mairies decidem que é hora de ensinar a esta gente onde fica "a porta da saída", aqui de el-rei que esta gente me está a discriminar!!!!

E existem pessoas, proprietários de autocaravanas, mas que não são Autocaravanistas Itinerantes, e existem Clubes, que certamente não representam o Autocaravanismo Itinerante, e existem mais umas coisas que se insurgem contra quem quer colocar ordem no uso do Espaço Público, querendo impôr pela força a sua presença, mesmo que esta seja de todo indesejável e até prejudicial!!!

E existe este mesmo conjunto de coisas que exigem a essas mesmas Autarquias a construção de Áreas de Serviço, se calhar, para a continuação da actividade Campista na Via Pública!!!

É de lamentar quando uma Autarquia deixa o Campismo na Via Pública tomar este tipo de dimensão que só pela força da limitação da Liberdade de circulação consegue pôr cobro!

É de lamentar, de facto!!!

Mas eu prefiro que essa limitação de Liberdade de acesso seja aplicada ocasionalmente, e em locais onde esses atropelos são sistemáticos e estão perfeitamente identificados, e me seja dado o direito de circular em Igualdade de circunstâncias com todos os demais Cidadãos e todas as demais viaturas de gabarito igual ao da minha autocaravana.

Se assim for feito, teremos a curto/médio prazo a questão do Campismo, do Caravanismo, do Autocampismo definitivamente erradicado na Via Pública.

Nessa altura, retomarão os Autocaravanistas Itinerantes, o direito de circularem em Liberdade e em Itinerância por todo o território Eutopeu.

Até lá, meus senhores e minhas senhoras, aprendam as Regras de Civísmo, de Respeito pela Legalidade, de Respeito pelos Regulamentos, e de Respeito pelo Autocaravanismo Itinerante.

E façam o favor de deixar os donos das "casas" mandarem nas suas próprias "casas"!!!!

Quando assim procederem, serão então convidados pelos Donos das "casas" a entrarem e não a forçarem a entrada!!!!

Existem muitas Autarquias que nos convidam, aos Autocaravanistas Itinerantes, a entrar nos seus domínios e a usufruirmos das infraestruturas que essas mesmas Autarquias têm a amabilidade de criar. Ninguém obrigou essas Autarquias a nos convidar!!!

Claro, essas Autarquias não estão localizadas nos locais de eleição dos Autocampistas Itinerantes!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
Alguém que se identifica sempre nas suas intervenções!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário