terça-feira, 20 de setembro de 2011

Autocaravanismo Itinerante não é Campismo Itinerante!!!

Código da Estrada VS Autocampismo VS Autocaravanismo Itinerante

Não que entenda ser uma Missão Impossível, regular o Campismo Itinerante na Via Pública, através do uso e aplicação rigorosa do Código da Estrada, constato, em fórum onde desisti de participar por inútil essa tarefa, o seguinte comentário de alguém que se afirma "muito conhecedor" e talvez especialista em matéria de Regulação de Trânsito:


"....Espere lá... Como é que pretende ordenar o transito automóvel sem sinalização de transito adequada, pois no seu ponto 4 diz que é discriminatória a sinalização se vier a existir... é que de transito eu percebo muito... 


Ou será que as reais intenções da FCMP e seus associados, não é Acantonar as ACs, pois EU concluo que o melhor ordenamento do transito é proibir as ACs de circular na maioria dos locais, assim como só poderiam estacionar nas Áreas de Serviço. 
....."

Este mesmo "Agente de Autoridade", em tempos não muito distantes, desafiou-me a provar que seria viável e possível, apenas com a aplicação do Código da Estrada em Vigor, regular a actividade Campista praticada por uma grande maioria dos proprietários de autocaravanas.

Segundo ele, seria de todo impossível, sendo para tal necessário criar-se uma Legislação, talvez Especial de corrida, do tipo XPTO, por encomenda de alguns interesses que visam apenas o lucro e os seus interesses pessoais, ou quem sabe do ego de alguns que se elegem de presidentes de clubes de bairro, ou de rua, ou apenas de clubes de garagem.

Apresentando eu o uso do Código da Estrada, aplicado em outras paragens talvez mais Civilizadas como em Espanha ou França, berço do Autocaravanismo Itinerante, onde a prática de Campismo Itinerante era uma praga que ameaçava os interesses de toda a população, incluindo dos Autocaravanistas Itinerantes, foi essa opção apontada como discriminatória, atentatória, ofensiva, ilegal, e todos os demais adjectivos.

Luta-se então, alguns iluminados, por uma Legislação que venha a obrigar uma viatura a parar em certos e determinados locais, obrigatóriamente construídos pelas Autarquias, pagos os encargos pelos residentes nessas Autarquias, mesmo que dessas infraestruturas não tenham qualquer benefício, impondo a presença em locais onde de facto são indesejáveis, onde de facto são uma menos valia, quer para o Turismo quer mesmo para o desenvolvimento económico, onde são de facto uma praga que em outras paragens foram simplesmente erradicados com o uso do Código da Estrada, sem qualquer criação ou invenção especial de corrida.

Nesses locais, em outras paragens talvez mais Civilizadas, onde nem pessoas "iluminadas", nem "clubes", que não representam coisa nenhuma, nem mesmo umas "coisas", que se arrogam no direito de representar o que não estão de facto mandatadas para representar, onde este tipo de proprietários de autocaravanas não foram sequer tidos nem achados na Regulação do Espaço Público, conseguiu-se, civilizadamente, erradicar o Campismo Itinerante da Via Pública.

Questiono então, que se espera neste pedaço de terreno à beira mar plantado para erradicar este tipo de praga que afecta inclusivé os Autocaravaistas Itinerantes???

Interesses obscuros?

Interesses Pessoais?

O ego de uns tantos que se julgam e se intitulam mais que os restantes???

Vai-se ao cúmulo de, recusando a vertente Campista que também está incluída no Autocaravanismo, se exigir aos Clubes de Campismo condições para a prática de Autocaravanismo no interior das suas propriedades!!!

Isto está mesmo muito bonito!!!!!

Recusam a ideia de que o Autocaravanismo, na sua génese, deriva do Campismo.

Não querem que se compare sequer Autocaravanismo com Campismo.

Mas na hora de usar dos Parques de Campismo a seu belo proveito, de preferência gratuitamente, já que assim proporciona um tipo de Turismo Barato, que me parece que é o objectivo base de toda esta Luta, exigem a estes, como se fossem eles a mandar na casa dos outros, que sejam obrigados a criar nas suas propriedades Áreas de Serviço para autocaravanas!!!!!!

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, proprietária legítima de Parques de Campismo, há mais anos que a grande maioria dos "novos proprietários de autocaravanas" que vêm agora com exigências estapafúrdias, tem o direito de Regular como bem entender o uso dos seus bens. 

E se esta entender negar o acesso a certos e determinados clientes, tem todo o direito de o fazer!

E não serão umas pessoas, ou clubes, ou coisas, que irão agora mandar na casa dos outros!!!

E não estou sequer mandatado para defender aqui a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, ou defender qualquer outra Entidade que tenha de facto e de direito a representatividade de algo.

Estou apenas a contestar esta forma de pensamento mesquinho que a nenhum sitio conduz o Autocaravanismo Itinerante.

Será muito difícil de entender este princípio da legitimidade democrática de os donos das coisas poderem mandar nelas como bem entenderem????

E se assim o deve ser na propriedade também assim  o deve ser nos domínios Municipais, onde as Autoridades Administrativas devem ter o direito de Regular o seu Território e as Autoridades Policiais, em vez de se dedicarem à "filosofia", devem apenas dedicar-se à aplicação da Legislação em Vigor neste País!

Se assim fosse, talvez não tivéssemos chegado a este ponto onde apenas com a limitação de alguma Liberdade, de acesso no caso de proprietários de autocaravanas, se consegue educar o uso do espaço público!!!

Continuo defensor das Autarquias que de forma implacável Regulam e erradicam com o Campismo Itinerante da Via Pública!

Se querem praticar Campismo, que o façam em Parques de Campismo de acordo com os Regulamentos destes mesmo Parques e não queiram obrigar terceiros a receber em suas "casas" quem de facto não querem receber e quem é de todo indesejável!!!

Liberdade é respeitar o direito da propriedade, privada ou pública!!!!

Apenas mais um comentário já que me recuso a participar onde não sou bem vindo!!!!

Faço-o aqui, na minha casa!!!

Às Autarquias que conseguiram erradicar o Campismo Itinerante da Via Pública, os meus Parabéns.

Às Autarquias que me proporcionam condições de acolhimento e passagem, o meu agradecimento.

Agora não imponho nem exigo mais do que aquilo que estas Autarquias entendem ser o melhor para as suas Políticas e na defesa dos Interesses dos seus cidadãos!!!

Aos autocaravanistas Itinerantes Responsáveis e Respeitadores, um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário