quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Autocaravanismo Itinerante não é Campismo Itinerante!!!



Porque Autocampismo não é mesmo nada parecido com Autocaravanismo, aqui vai parte de um diálogo que esplana bem o que é defender o defensável e o indefensável:

Caro José Gonçalves, não percebeu o que escreví! Ou está a debater-se com uma enorme confusão! Não se trata de têr mais que os outros, mas sim direitos iguais de estacionamento. A questão de havêr estacionamentos reservados a autocaravanas é exatamente para minorar esse problema de discriminação em zonas que são permitidos os estacionamentos a veículos ligeiros de primeira e discrimina os ligeiros que supostamente são de segunda. Quando se trata de pagar impostos aí já são todos de primeira. O que se trata aquí é de ordenação do estacionamento e não mordomias ou benefício especial, que, se é autocaravanista, "o que não parece pelos seus comentários deita abaixo" apenas queremos ser tratados com dignidade. Já as Areas de Serviço, acha que temos razões eccológicas e ambientais para exigir condições aos ´Municípios ou não? É que eu ainda não o conseguí entender, no que respeita à defesa do Autocaravanismo.

A minha resposta, só poderia ser uma, obviamente:


Desculpe lá caro Jbm, mas confusão é querer dizer que existe discriminação quando de facto não existe!!!

O meu amigo pode estacionar em qualquer lugar onde caiba a sua autocaravana e ninguém o chateia por ser uma autocaravana!Claro, nos locais do costume, onde a javardice é ordem do dia, onde a anarquia é lei que se sobrepõem até à própria Lei, aí, são excluídos os incumpridores do costume e todos os restantes, claro!!!É que estamos em Democracia, e os outros também têm direito a estacionar onde as autocaravanas acampam durante dias a fio, semanas a fio, meses a fio inclusivé!!!Continuo a defender que Autocampismo é proibido, e não haverá nenhuma Federação, mesmo da Treta, que consiga vir a legalizar a prática de Campismo na Via Pública.De igual modo, Autocampismo, é proibido na Via Pública e só deve ser efectuado em Parques de Campismo!!!Em mais de 20 anos de autocaravanismo itinerante, NUNCA precisei de lugar nenhum especial para poder pernoitar onde entendo que o posso fazer em segurança e sem chocar com os interesses dos locais, como também nunca precisei de Áreas de Serviço para poder fazer a manutenção das minhas autocaravanas!!! E, garanto-lhe, nunca precisei de prejudicar o Meio Ambiente!!!É tudo uma questão de Civismo e de Respeito, algo que falta, e muito, no Autocaravanismo Português e Europeu!!!Simplesmente não vai conseguir entender-me porque me recuso a pagar no Município onde resido as benesses que outros venham a usufruir gratuitamente!!! Exactamente do mesmo modo que não aceito usufruir dessas "benesses" sem contribuir efectivamente para as mesmas. Sinto-me mal!!! É que pagando, tenho direitos, pelo menos de exigir o serviço que pago!!!Não entrarei nunca em retratos humilhantes e degradantes como os de Monte Gordo; Peniche; Figueira da Foz, etc., etc., etc..É degradante a imagem que a grande maioria dos proprietários de autocaravanas passa para a opinião pública!!!Mais degradante, é defender essas atitudes repugnantes!!!Isso, não é defender o Autocaravanismo!!!Isso, é defender o Autocampismo e esse, é proibido por Lei!!!

Claro! É impossível estar aqui a defender o que certas pessoas se arrogam no direito, de ter lugares especiais quando não estão em viagem de negócios ou de trabalho mas de simples lazer!!!

E os outros, também não têm direito a ter lugares especiais porque têm uma viatura mais ou menos cara???

Reparem bem que os choques de interesses apenas incidem em zonas Turísticas de grande procura, tanto por autocaravanistas, como por autocampistas, como por simples automobilistas. Exigir lugares especiais porque foram corridos de uma determinada zona,  porque a grande maioria se limitou a praticar autocampismo, porque se usurpou o espaço como sendo seu em prejuízo de todos os demais cidadãos, que também querem aceder às praias e aos locais aprazíveis, é exigir algo a que decididamente não se tem direito!!!

Eu não quero ter esse direito especial de corrida!!!

Quero apenas poder estacionar na zona, se não for aqui pode ser 100/200 ou 400 metros mais ao lado, se necessário, para o interior, longe da confusão, mas aí sim, ter o direito de estacionar como os demais e em igualdade de circunstâncias.

Isso sim, é defender algo que é legítimo e defensável.

Isso sim, é defender o Autocaravanismo Itinerante!!!

Mas o que se vê, por parte de pessoas, de clubes e de outras coisas, é a defesa do autocampismo na via pública ao atribuírem-se as culpas dos atropelos para as Autarquias e não para os prevaricadores.

Não, não é esse o meu Caminho!!!

Não!!! Por aí, EU NÃO VOU!!!

Se quiserem acompanhar o desenrolar dos capítulos, poderão fazê-lo aqui.

Da minha parte, fica a denuncia de que a prática de Campismo na Via Pública é proibida e as Autoridades, Administrativas e Policiais têm a obrigação de intervir implacavelmente!!!

Já é tempo de as Autoridades começarem a mostrar serviço e não se limitarem a olhar para o infinito como se nada de anormal se passasse!!! Isto, para as Autarquias e Forças Policiais!!! 

Há tanta gente a querer trabalhar e tanta gente sem trabalhar quando o deveria fazer!!!

A todos os Autocaravanistas Itinerantes, um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)


Sem comentários:

Enviar um comentário