sábado, 13 de agosto de 2011

Autocaravanismo Itinerante não é Campismo Itinerante!!!


Câmara de VRS António proíbe autocaravanas junto à Praia de Monte Gordo



Vila Real de Santo António, Faro, 05 ago (Lusa) – A grande quantidade de autocaravanas no parque de estacionamento junto à praia do Coelho, em Monte Gordo, levou a Câmara de Vila Real de Santo António a interditar na quinta feira a zona por falta de condições higiosanitárias.
Em declarações à Agência Lusa, o vereador com o pelouro do Turismo, João Rodrigues, explicou que “a câmara já tinha recebido no último mês e meio várias queixas de munícipes que queriam ir à praia e não tinham parqueamento por a zona estar cheia de autocaravanas e deram conta de que a zona estava suja com resíduos sólidos dos caravanistas”.
“A Câmara pediu às autoridades que interviessem no sentido de fazer as autocaravanas abandonarem o local e estas disseram que só podiam intervir se houvesse um sinal a proibir. A sinalética foi colocada ontem (quinta feira) de manhã e a GNR, de forma pedagógica, pediu que se retirassem do local, que não tem condições higiosanitárias para a prática de caravanismo”, explicou.
Contactado pelo Jornal "O PÚBLICO", o autarca de Vila Real de Santo António esclareceu que aqueles autocaravanistas têm um parque de campismo (propriedade da autarquia) a 100 metros daquelas zonas, mas continuam a permanecer parqueados para além do horário permitido. "A GNR alertou-nos e instalámos mais placas de estacionamento proibido, mas que não foram respeitadas. Acresce que alguns fazem descargas líquidas dos dejectos para a via pública, havendo mesmo casos em que furtam água da rede pública para se abastecerem. Durante o Inverno costumamos fechar os olhos, mas nesta altura tornaram-se uma praga, razão pela qual as autoridades passaram a actuar."
Os autocaravanistas contestam e queixam-se da falta de alternativas condignas. Segundo José Pires,presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo, devia existir "maior aposta" em áreas de acolhimento e serviço de autocaravanas "que fiquem em locais condignos, e não 'atrás do sol posto'" em locais onde ninguém quer ou pode parar...
A sequência desta reportagem pode ser seguida aqui.

Aqui para nós, que ninguém nos ouve, nem ninguém nos lê, será correcto fazer-se este tipo de exigências perante um cenário tão degradante como 200 autocaravanas aparcadas, a maioria em condições de Campismo, o que totaliza para cima de 400 pessoas naquele local???

Onde fazem estas 400 pessoas as suas necessidades fisiológicas?

Pois! Nas autocaravanas, dirão alguns. Claro!

E onde procedem aos despejos dos dejectos, já que as sanitas químicas não suportam muito para além de 20 litrinhos de porcaria???

E onde vão buscar a água? Será gratuita? Ou será emprestadada?

Muito haveria a questionar quanto a este Autocampismo Itinerante que, decididamente, nada tem a haver com Autocaravanismo Itinerante!!!

E apesar de tudo, há quem defenda este tipo de comportamentos e se insurja contra as Autarquias e contra as Autoridades Policiais que optaram por, finalmente, começar a intervir!!!


É lamentável que num País, que se diz Livre e Democrático, haja quem queira impor à viva força este tipo de procedimentos errados a toda uma Sociedade que não tem que suportar estas atitudes!!!

E tudo fazem, e tudo manipulam, pressões nos bastidores para silenciar quem ouse denunciar tais atropelos!


Sou Autocaravanista Itinerante e não me revejo nem nestas pessoas, nem nestes "clubes", nem nestas "coisas" que, aparentemente, defendem o Autocampismo na Via Pública!!!

Aqui, posso denunciar a quem quiser tomar conhecimento.

Aqui posso alertar as Autoridades Administrativas de Vila Real de Santo António, e todas as demais Autarquias, de que, se quiserem obstar a alegada "Inconstitucionalidade" de uma proibição de estacionamento e paragem a um determinado tipo de viaturas, podem usar uma simples placa informativa de "2t", apenas, e terão uma Zona de Paragem e Estacionamento Proibido a toda e qualquer viatura superior a 2t!

Simples! Muito simples!!!

Acabam-se os actos de Campismo na Via Pública praticados maioritáriamente por viaturas de tonelagem superior e dá-se às Autoridades Policiais os argumentos necessários para intervir atempadamente e implacavelmente!

Aqui podem comentar os que são a favor e os que são contra.

Liberdade é isso mesmo, aceitar as opiniões de todos.

Aceito opiniões, assiste-me o direito de não publicar insultos!!!

Um abraço a todos os Autocaravanistas Itinerantes,

José Gonçalves
(Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário