sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Autocaravanismo Itinerante não é Autocampismo Itinerante

Autocampismo,
mesmo que "Itinerante",
não é o mesmo que
Autocaravanismo Itinerante

Apesar da azia, do asco, do que quer que seja, até que a voz me doa, como se canta no Fado, agora Património da Humanidade, não me canso de defender o Autocaravanismo Itinerante e condenar toda e qualquer iniciativa que permita, mesmo que de forma camuflada, a continuação da prática de Campismo na Via Pública, porque essa actividade, quer queiram quer não queiram, só está autorizada em Parques de Campismo, ou em Parques de Autocaravanismo, que não deixam de ser uma derivação do Campismo e Caravanismo conforme o estipulado em Decreto-Lei!

Na revista de CampingCar, conceituada, "Le Monde du CampingCar", Novembro 2011, nº. 236, aquela que parece não ter chegado a Portugal e passado no mais completo anonimato, tais são as graves denuncias aí efectuadas, que ninguém viu e ninguém quis comentar, porque talvez não interessasse a alguns proprietários de autocaravanas, e a alguns proprietários de alguns "clubes", de bairro, de rua e até de garagem, que afirmam representar toda e qualquer questão autocaravanistica neste reino de aquém mar, talvez porque assim pudesse permitir o continuar de práticas que são condenadas e perseguidas aqui neste reino de Portugal, mas também em todos os outros reinos evoluídos da Europa, como Espanha, França, Itália e até na Alemanha.

E em face de todas as denuncias aí expressas, a mais absoluta verdade para a grande maioria dos proprietários de autocaravanas, surge um relato que merece ser destacado:

Pois é!!!!

Também lá fora existe gente, Civilizada, que, apesar da grandeza da viatura em que se faz transportar, procura que a mesma passe despercebida, no mais perfeito anonimato, numa palavra simples, Discreta!


Por cá, neste reino do faz de conta que somos mais que todos os outros, o mais importante é surgir na Imprensa, escrita ou falada, em agrupamentos de grandes dimensões, quanto maior melhor, mais forte o impacto, pensa esse tipo de gente!

E aí, em bicos dos pés, exige-se melhores condições para uma prática de Lazer, mesmo que em todos os outros sectores humanitários existam carências bem mais prementes e urgentes!!!

Em bicos dos pés, gritando aos quatro ventos, exigem todas as condições de acolhimento, de estacionamento, toda uma panóplia de benesses, apenas porque são donos de uma viatura que, algo diferente por derivar de uma viatura de Caravanismo, não deixa de ser uma normalíssima viatura ligeira de passageiros e como tal deverá continuar a ser tratada, sem benesses especiais, como aquelas que são atribuídas aos deficientes, porque disso não se trata quando a bordo de uma viatura do género.

Mas eles aí estão, às dezenas, às centenas, vangloriando-se de terem conseguido mais uma vitória sobre todos os restantes cidadãos!!

Incluindo, daqueles que a bordo de uma autocaravana, em prática de uma actividade de Lazer, apenas procuram passar Despercebidos, Discretos!

Até porque as dificuldades económicas que o próprio País atravessa aconselha a esse bom senso, Discrição!

E porque se trata de uma questão de Bom Senso, algo que anda arredado das nossas Escolas e das nossas Universidades, urge repor a Verdade, mesmo que seja contra ventos e marés!

Alguém, de Bom Senso, acabará por acolher estas duas palavras, Despercebidos e Discretos, e possa delas fazer algo que conste obrigatoriamente nos "Manuais do Autocaravanismo Itinerante".

Aliás, também de França, à meia dúzia de anos atrás, surgiu um prospecto de "RESPECT", onde se falava e se difundia a questão do Respeito pelos Outros, por aqueles das localidades que visitamos.

Mas foram-se as palavras, esfumadas ao tempo que passou, e voltou tudo ao mesmo, à anarquia de quem consegue mais que o outro!!!

Pode ser que um dia, Autocaravanismo Itinerante, seja algo mais que duas simples palavras que significam Lazer e Descoberta, e possa efectivamente ser Livre de ser praticado sem os atropelos que hoje em toda a Imprensa, Nacional e Estrangeira, são sistemáticamente denunciados!

Da minha parte, contra tudo e contra todos, contra ventos e marés, com ou sem ascos, com ou sem azias, continuarei a defender o Autocaravanismo Itinerante e continuarei a condenar e a denunciar o Autocampismo, mesmo que Itinerante!!!

Actos de Campismo, ou mesmo de Caravanismo, só mesmo em Parques de Campismo ou em Parques de Aûtocaravanismo quando estes o permitam, claro!!!

A todos os que partilham estes ideais, um excelente final de semana, aproveitem o solinho, que eu também vou tentar descobrir novos cantos e recantos, de preferência, longe da confusão, que é como quem diz, longe dos amontoados de autocaravanas, a maioria em prática de Campismo!!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário