segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Autocampismo Versos Autocaravanismo

Confusão de estados?
 
Ou atitudes deliberadamente tomadas no sentido de misturar os conceitos?
 
Mais de um ano e um mês depois, de um "silêncio" a que me impus, muitos têm sido os seguidores deste blogue que, apesar de não terem havido "notícias" novas publicadas, o têm seguido e "visitado".
 
Desta feita, e um ano depois, a polémica mantém-se, como se manterá daqui a dez/vinte anos, enquanto houver gente que sem consideração, e até sem escrúpulos, continuar a usar uma autocaravana para a prática de Campismo na Via Pública, algo proibido por Lei!
 
Não apenas em Portugal, não apenas na Península Ibérica, não apenas na Europa, a confusão mantém-se, ou deliberadamente procura-se misturar os conceitos no sentido de criar uma terra queimada onde por falta de Autoridade seja possível praticar Autocaravanismo ao gosto do freguês, ora Itinerante ora Fixo!!!
 
Curiosamente, existem até certas "organizações", e muitas "pessoas" e "coisas", que promovem este conceito de Autocampismo Itinerante ou, como já lhe foi atribuído, o conceito de Autocaravanismo a 100%!
 
Continuo na senda de que, tudo o que ultrapasse o uso de "uma Autocaravana", na Via Pública, para além dos seus limites físicos, é Prática de Campismo, algo que é proíbido por Lei! PONTO FINAL!!!
 
Continuo também, na senda de que quanto maior for o "ajuntamento", sistemático, continuado, maior a confusão dos conceitos de Autocaravanismo Itinerante e Autocaravanismo a 100% ou mesmo 10%!
 
Continuo também a não entender o prazer de, semana após semana, mês após mês, ano após ano, as "autocaravanas" instalarem-se sempre nos mesmos locais, de sexta-feira a domingo ou segunda-feira! Para esse tipo de uso seria talvez mais aconselhável adquirir-se um apartamento T0, mas isso implica custos que este tipo de utilizadores de autocaravanas não está disposto a assumir. De borla sim, é muito melhor!
 
Bom! Mas isto é o que eu penso, o que eu acho, o que eu condeno!
 
Autocaravanismo, Itinerante, vai muito para além deste conceito, é ter o prazer de, a cada final de semana, poder-se descobrir algo novo, conhecer de facto novos Cantos e Recantos, novas Gentes e Usos, não apenas os mesmos sítios e as mesmas gentes!
 
Isto de ir sempre para os mesmos sítios, semanas após semanas, meses após meses, é algo que não se coaduna com Itinerância, mas cada um age segundo a sua consciência, desde que as Autoridades, implacávelmente, possam de uma vez por todas pôr fim às Práticas de Campismo na Via Pública!
 
É o que eu penso sobre a matéria, é o que pensa muito boa gente que defende o Autocaravanismo Itinerante, veja-se o exemplo da publicação recente em "El Camping y su Mundo" onde este "tema" é, infelizmente, e mais uma vez, abordado para mal do Autocaravanismo Itinerante que é confundido com o tal Autocaravanismo a 100% ou, como eu o apelido, Autocampismo Itinerante ou Fixo!
 
 
 
Decididamente, Autocampismo, NÃO, OBRIGADO!!!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

1 comentário:

  1. Companheiro Autocaravanista José Gonçalves,

    Não pretendo fazer qualquer comentário à sua mensagem, mas tão somente regozijar-me por ter quebrado voluntariamente o silêncio.

    Bem-vindo

    Papa Léguas

    ResponderEliminar