quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Autocampismo VS Autocaravanismo

Autocampismo,
Itinerante ou Fixo
a 100% ou apenas a 10%
Decididamente
não é o mesmo que
Autocaravanismo!
 
Mais uma vez, de além fronteiras, surgem más notícias de gente sem escrúpulos, proprietários de autocaravanas, mas despidos de Respeito e de Civísmo para com as populações que visitam e que, bem ou mal, lhes proporcionam algum conforto nas suas demandas!

Desta feita as "queixas" surgem de Comilas, zona da Cantábria, uma das mais belas do Norte de Espanha e por onde passei ainda à bem pouco tempo.

 
 Chegados a Comilas, deparamos com um cenário deslumbrante de um Parque de Campismo mesmo "em cima" da praia e às "portas" da Vila.

Para aceder à sua praia magnífica não faltam lugares de estacionamento relativamente perto da mesma e ao longo desta.

 
Mas, como sempre, existem aqueles que querem estar mais além, se possível, com "as rodinhas dentro de água", mesmo que isso prejudique terceiros. E se puderem ali impôr a sua presença indesejável por dias a fio, semanas ou meses.... fazem-no!

 
Esta é a triste realidade tanto cá dentro como além fronteiras!

Apenas conheço um País onde pisar o risco implica uma coima e pagamento no imediato, Itália!

Até o simples descuido de levar o depósito de águas demasiado atestado e este verter para o arruamento e aí está a correspondente coima!!!!!

Mas isso são outras culturas!

Aqui a notícia vem de alguém que tem lutado há muitos anos em pról do Autocaravanismo Itinerante, não apenas em Espanha  como também na Europa, mas que reconhece ser difícil ter criaturas que se comportam como... no mínimo, irresponsáveis!!!!!!

Eis a "reportagem" in loco:


Este recanto, de que nos fala o Companheiro Pedro Ansorena, é um amplo Parque de Estacionamento onde é Proibido o Estacionamento a Caravanas e Autocaravanas.

 
É um Parque de Estacionamento mesmo frontal ao longo areal e onde o Pequeno Comércio convíve com a Restauração, onde caberiam algumas dezenas de viaturas que provavelmente trariam mais do que umas dezenas de pessoas e turistas ao invés de uma dúzia de autocaravanas e uma caravana, em completo desrespeito para com a sinalética vertical existente e claramente visível, isto para não falar no desrespeito para com os locais que não aceitam este tipo de viaturas ali, naquele local, havendo alternativas nas imediações!!!!



E não estavam a praticar Turismo Itinerante, não!

Era mesmo um autêntico Parque de Campismo, ali mesmo, na Via Pública, ao longo de não sei quantos dias!!!


Sei que permaneci nesta localidade três dias, este espectáculo já cá estava e por cá ficou.

Ouvi reclamações de transuentes, e até de comerciantes, mas esta gente não liga ao que o Povo fala, esses são gentes menores, o que importa mesmo é ter sanitários públicos logo ali ao lado, o resto, não precisam de mais nada, nem respeitar as Normas, os Regulamentos, os Locais!!!

O local de estacionamento do Hotel Rolante, e apenas isso foi feito na Via Pública, distava uns escassos trezentos/quatrocentos metros dali, num Parque de Estacionamento com muitos lugares vagos, relativamente próximo da praia e da Zona Residencial.


E na mesma zona, um pouco mais distante, havia um Companheiro já estacionado em perfeita prática de Turismo Itinerante, respeitando também os que por aqui residem e trabalham.



Como sempre, e apesar da grandeza do Hotel Rolante, procurei um local algo reservado, passar despercebido, não denegrir a imagem do Autocaravanismo com atitudes menos aceites pela comunidade em geral.

E mesmo que os direitos fossem iguais, em termos de estacionamento, há que ter o bom senso de aceitarmos de que estas viaturas são demasiado volumosas, ocupam demasiado espaço físico, e até visual, e podem ferir susceptibilidades.

Isto, para não falar nos actos de Campismo na Via Pública praticados e que por Lei são Proibidos!

Civísmo e Respeito procura-se urgentemente!!!

De Comilas, deixei a vontade de aí voltar, talvez com mais tempo, quem sabe até recorrer ao Parque de Capismo, porque esta é uma localidade lindíssima que merece uma visita mais atenta e cuidada.

Além da sua costa Atlântica, com águas temperadas, tem um núcleo Histórico muito acolhedor e Monumentos que clamam uma visita.


Da minha parte, enquanto Autocaravanista Itinerante, resta-me pedir desculpas ao Companheiro Pedro Ansorena, e aos residentes em Comilas, pelos erros que alguns proprietários de autocaravanas teimam em cometer irresponsávelmente, denegrindo desta forma um estilo de vida que deveria tentar ser bem aceite pela Sociedade e não fazer-se impôr pela força!


Feita mais esta denúncia, que muitos se recusam em aceitar a sua prática abominável, está exercido o meu dever de Cidadania de criticar o criticável, denunciar o inaceitável, e pedir desculpas pelos erros de terceiros.

Faço também a divulgação de um Canto com muitos Recantos que merecem uma investida em Turismo Itinerante.

Mas reclamo também  de que, decididamente, Autocampismo, NÃO, OBRIGADO!!!!!

Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário