segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sabemos o que andamos a fazer?

Autocampismo Versos Autocaravanismo
Sabemos o que andamos a fazer?


Sabemos o que andamos a fazer? Pergunta o Companheiro Pedro Ansorena, alguém que, de à muitos anos a esta parte, dedica a Vida a defender o Autocaravanismo Itinerante, não apenas em Espanha, não apenas na Península Ibérica, mas também a nível Europeu.

Como ele, muitos outros Companheiros procuram, de forma inglória diga-se de passagem, defender uma causa, Autocaravanismo Itinerante, quando a grande maioria dos proprietários de autocaravanas apenas pretende transformar este veículo de Turismo Itinerante num meio para a Prática de Campismo na Via Pública, algo proibido por Lei, e algo que destroi todo um trabalho meritório que Pessoas, Clubes, de Campismo e de Autocaravanismo, e até comerciantes de autocaravanas e caravanas, têm vindo a desenvolver à anos a fio sem o sucesso merecido e, em muitos casos, angariando-se verdadeiras inimizades tais são os objectivos opostos pretendidos!

Que fazer?

Não sei!

Cabe aos Autocaravanistas Itinerantes meditar sériamente se sabemos de facto o que andamos a fazer e para onde queremos ir!

É que tentar agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo é política que não dá frutos e que acaba por destruir tanto de um lado como do outro!

Pelo menos é essa a minha opinião!

Ou se defendem os Princípios do Autocaravanismo Itinerante, pura e simplesmente, ou tentar defender também o uso de uma autocaravana, impondo a tudo e a todos a sua presença, mesmo que indesejável e comprovadamente abusiva, é algo que acabará por acantonar as autocaravanas a meros Parques de Autocaravanas pondo assim fim à possibilidade da Prática Itinerante de uma forma de fazer Turismo com recurso a uma autocaravana.

Em Comilas, como em centenas, senão mesmo já milhares de locais, o Autocaravanismo Itinerante passará a ser "persona nom grata" em 2013!

Isto acontece em Comilas, em Espanha, em Peniche, em Portugal, em Cannes, em França, um pouco(????) por toda a Europa, e cada vez mais!!!

Sabemos o que andamos a fazer?

Seguramente não!

Ou alguns sabem o que andam a fazer mas fingem pura e simplesmente que não sabem e olham para o lado como se nada fosse com eles, como se a culpa fosse apenas dos outros, não deles!

Tenho pena!

Mas deixo na mesma a questão no ar, pode ser que alguém "encontre" uma resposta:

Sabemos o que andamos a fazer?

O tema foi trazido a debate pelo Companheiro Pedro Ansorena com mais uma publicação sobre a matéria que pode e deve ser lida aqui:


No seguimento das asneiras, atropelos e verdadeiros atendados, quer à Saúde Pública quer também Atentado à opinião e interesses dos locais, surgem propostas de Lei que resultam:

"Prohibición de pernoctaciones en el aparcamiento.
Se prohíbe acampar y pernoctar en el aparcamiento de la playa a vehículos de cualquier clase, incluidas las autocaravanas, durante todo el año." (sublinhado e bold da minha responsabilidade!)

E depois, não digam que foram os outros que provocaram este estado lastimável para onde caminha o Autocaravanismo Itinerante, muito por culpa, ou exclusivamente por culpa, dos proprietários de autocaravanas que se julgam seres acima dos restantes, com todos os direitos e mais alguns, com o direito, inclusivé, de exigir que os outros lhes criem condições para a continuação abusiva de Práticas de Campismo, mesmo que mascaradas de Autocampismo, na Via Pública, algo que, queiram ou não, é Proibido por Lei!

A "Ordenanza" Municipal, para que não restem dúvidas, aí está, publicada em Letra de Imprensa, e depois não digam que não foram avisados!!!!!



Lamentávelmente, em Espanha, como em Portugal, como em França, como... por toda a Europa, começa a ser cada vez mais difícil a prática de Autocaravanismo Itinerante por culpa de uns quantos que não aceitam respeitar as Regras, os Regulamentos, e, muito principalmente, porque não respeitam nem pessoas, nem comerciantes, nem nada, absolutamente NADA!

Sabemos o que andamos a fazer?

Se calhar, NÃO!
 
Decididamente, Autocampismo, NÃO, OBRIGADO!!!!!


Um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

1 comentário:

  1. Hola estimado compañero José Gonçalves:

    En primer lugar deseo darte las gracias por divulgar mis comentarios en tu blog

    http://forumlivrerolante.blogspot.pt

    Estoy muy de acuerdo con lo que comentas sobre la realidad que nos toca vivir a los autocaravanistas a la hora de ejercer nuestra actividad, especialmente en la frase de si realmente "¿sabemos lo que hacemos?".

    A mi modo de ver, en España al igual que en el país hermano de Portugal, la práctica del autocaravanismo, con respecto a otros países del espacio europeo, ha llegado tarde, no hace muchos años que este se hace presente, por lo tanto como actividad nueva que es, no es extraño, que al igual que en otros países que en sus inicios tambien pasaron por una situación parecida, se le pongan frenos y barreras a su expansión, aunque llegara un dia en que la práctica del autocaravanismo se normalizara, pero para ello los autocaravanistas tenemos que demostrar que en realidad somos merecedores de ese reconocimiento social e institucional que algunos buscamos.

    Por lo demostrado hasta ahora por algunos compañeros (no todos), en mi opinión, aun estamos un poco verdes. Hay familias que parece se compran la autocaravana no para viajar o hacer turismo itinerante, sino para hacer tertulias campistas entre ellos, no en los camping que es donde deberían de estar, sino en cualquier espacio público que se les ocurra.

    Esta situación de comportamiento unida a el desconocimiento que desgraciadamente tiene la administración y parte de la ciudadanía sobre nosotros, manipulada por la presión que ejercen los intereses de algunos empresarios de camping, hace que nos está costando normalizar la situación más de lo esperado. Aun así, espero y deseo que poco a poco la razón se vaya imponiendo a la sin razón y los que entendemos la práctica de un turismo itinerante logremos convencer al resto para vivir nuestro tiempo de ocio en paz, con respeto y sin sobre salto.

    Un abrazo.

    Pedro Ansorena.

    ResponderEliminar