terça-feira, 8 de novembro de 2011

Autocaravanismo Itinerante não é Autocampismo Itinerante

Autocampismo,
mesmo que Itinerante,
não é o mesmo que
Autocaravanismo Itinerante


Uma Sinalização aposta em Parque de Estacionamento,

A-Ver-Mar

Póvoa de Varzim:



Sinalética LEGAL, motivada pela exigência de Comerciantes, Residentes, Proprietários e Inquilinos, pela Junta de Freguesia, pelos Banhistas, pelos Banheiros, pelos que querem aceder ao Espaço Público e vêm este ocupado abusivamente, dia após dia, final de semana após final de semana, sempre pelos mesmos quase que nos mesmos locais!!!!

Solicitação ouvida e atendida pela Autarquia.

Neste Verão, 2011, o mesmo Parque de Estacionamento apresentava esta imagem isenta de poluição provocada pelos Autocampistas corridos do local.




Na envolvente, não em primeira linha do mar, existem vários Parques de Estacionamento, grátis, onde a permanência de Autocaravanistas Itinerantes, e os Respeitadores das Leis, das Normas e dos Regulamentos, foram permitidos e tolerados em igualdade de circunstâncias e de oportunidades com todos os demais utilizadores do Espaço Público.

Curiosamente, das várias vezes que por lá passei, foi com agradável surpresa que constatei a não existência do retrato que até então se registava em orla litoral, um autêntico acampamento clandestino e ilegal!

O número máximo de autocaravanas que consegui registar nesses Parques de Estacionamento não ultrapassou uma mão cheia.

Um claro sinal de que a Autarquia teve razão em actuar da forma que actuou!

Pena que, passado que está o Verão, o espectáculo tenha de novo regressado ao local do costume!!!!




O que se regista, não são actos de Campismo na Via Pública, não a esta hora!

O que se regista, não é apenas a tradicional Barreira, que facilmente se constata, que estes proprietários de autocaravanas adora levar a efeito!

O grave, penso eu, é que existindo Sinalética, que proibe o Acesso e Estacionamento a viaturas do tipo Autocaravana, mesmo que de Constitucionalidade duvidosa, é descaradamente desafiado e desrespeitado por quem tem a absoluta consciência de que está em transgressão!!!

E por muita razão que este tipo de gente tenha, ao querer alegadamente aceder ao Espaço Público, perde-a por completo ao desafiar a Lei, a Ordem, as Normas e os Regulamentos.

E esta gente, proprietários de autocaravanas que querem à viva força permanecer em primeira linha do oceano, apenas em alguns locais, eleitos não se sabe bem como nem porquê, teima em denegrir a imagem do Autocaravanismo Itinerante com este tipo de atitudes.

Com tanta costa Portuguesa, onde o acesso e o estacionamento é até facilitado a viaturas de maior dimensão, do tipo autocaravana, são sempre os mesmos nos mesmos locais a querer impor a sua presença em locais que sabem de ante-mão não serem nem bem vindos nem sequer desejados!

É deste tipo de gente que eu constantemente fujo!

Quero distância! 

Quanto mais longe, melhor!

Não me vão confundir com este tipo de gente!!!

E assim sendo, enquanto ali, uma dezena de viaturas de lazer, autocaravanas, se comportava como se num qualquer Parque de Campismo à beira mar estivessem instaladas, eu procurei outras paragens.

Paragens onde a poluição visual era inexistente, onde a partilha do espaço é um dado adquirido, onde todos se respeitam e são respeitados, onde os choques e os confrontos são NULOS!!!



E depois, vêm este tipo de gente questionar quem respeita a Lei no que toca à velocidade, como se uma coisa tivesse a haver com a outra, numa clara intenção de branquear uma situação que é cada vez mais gritante e fraturante de toda uma Sociedade!!!

Sabem que estão a errar, fazem-no conscientemente, e não aceitam quem os queira por na Ordem, como se estivessem acima da Lei apenas porque a grande maioria dos automobilistas não respeita de facto os limites de velocidade imposta pelo Código da Estrada!!!

Com mentalidades destas, nem a Sociedade avança nem o Autocaravanismo Itinerante vence nesta Guerra de quereres e vaidades!!!!

É apenas a constatação das Guerras que acontecem cá, Portugal, como lá fora, Espanha, França, Itália, Belgica, Marrocos, etc., etc., etc.!!!!

E não é um qualquer "inglês", que no seu "reino" não são permitidos os mais leves deslizes ou leviandades, muito menos excessos de velocidades, que vem dizer ao "mundo" que "em Portugal é que é Fixe!", que aqui, pode fazer tudo que nada lhe acontece, incluindo me..a!!!!!!

Valerá a pena reflectir no Autocaravanismo Itinerante em Portugal?

Com estas mentalidades, NÃO!!!!

Um abraço e até sempre,

que eu vou tentar manter o Hotel Rolante a rolar longe deste espectáculo degradante para o Autocaravanismo Itinerante.

Lamento que haja gente que não aceite a realidade e a queira esconder debaixo do tapete!!!!

José Gonçalves
(Guimarães)



Sem comentários:

Enviar um comentário